6 ferramentas de gestão que não podem faltar na sua empresa

Compartilhe

Uma boa gestão é feita por um conjunto de processos, que podem ser facilitados por ferramentas.

Se utilizadas de forma estratégica, as Ferramentas de Gestão tornam-se verdadeiras armas na busca pelo sucesso. Pensando nisso, listamos aqui 6 ferramentas de gestão fundamentais que não podem faltar na sua empresa.

Plano de Negócios

Ter um plano de negócios é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, independente da área de atuação. Ele te permite entender os pontos fortes e fracos do negócio, além de orientar a definição dos objetivos a curto, longo e médio prazo.

SWOT

A Matriz SWOT, ou Matriz FOFA, como também é conhecida, é uma ferramenta indispensável, pois através dela é possível conhecer os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças do negócios. Dessa forma, é possível entender a fundo o real cenário em que o empreendimento será inserido.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico nada mais é do que o processo de criar uma estratégica para alcançar determinado objetivo.  Através do planejamento podemos observar os erros e acertos dos planos executados, assim definir novos objetivos, buscando aumentar resultados, e ter uma visão sistêmica do negócio.

Plano de Ação

O Plano de Ação é uma ferramenta indispensável, tanto para atingir metas quanto para corrigir anomalias do processo. Através dele, é possível definir um cronograma de ações e detalhar todas as etapas que serão executadas para atingir o objetivo proposto. Dessa forma você mantém a equipe alinhada, aumenta a produtividade e, consequentemente, os resultados do negócio.

Ciclo PDCA

O PDCA é uma ferramenta da qualidade, focada na melhoria contínua, solução de problemas e padronização de processos. A aplicação deste método consiste em 4 etapas:

  • P (to plan) – Planejar a ação que será executada
  • D (to do) – Realizar a ação planejada
  • C (to check) – Verificar / Avaliar o resultado da execução
  • A (to act) – Agir / Atuar sobre o resultado. Caso o resultado seja positivo, o próximo passo é padronizar o processo. Caso não tenha sido o esperado, deve-se girar o PDCA e iniciar o processo novamente.

KPI

De nada adianta ter um plano de negócios, elaborar planos de ação ou girar o PDCA se os resultados não foram acompanhados. E é para isso que servem os KPIs, ou Key Performance Indicator.

Os KPIs são métricas utilizadas para a mensuração de resultados dentro de uma estratégia. São fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, pois através deles é possível aumentar a eficiência, ter uma tomada de decisão mais assertiva e aumentar resultados.

Como podemos ver, existem inúmeras ferramentas, para todo tipo de processos, e que podem ser aliadas poderosas na hora de gerir um negócio. Se você quiser mais dicas ou conhecer melhor estas ferramentas, agende um diagnóstico gratuito com nossos consultores e descubra em que nível está a maturidade da sua gestão!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *