Afinal o que é Cultura da Solução?

Compartilhe

Você acha que suas equipes estão perdendo uma quantidade enorme de tempo e esforço resolvendo sempre os mesmos problemas? Há um gasto enorme de recursos (tempo, dinheiro e etc) para tratar somente dos efeitos de um problema ao invés de se fazer uma análise dos processos para encontrar a causa raiz? As pessoas agem por impulso e chegando a soluções baseadas em suposições, achismos e adivinhações?

Se a sua resposta foi sim a qualquer uma das perguntas, as causas raízes dos seus problemas pode estar na cultura da sua empresa. Por isso, preparei um texto com algumas informações importantes para criar uma Cultura da Solução na sua organização.

Primeiro vamos as definições:

Cultura: (Subs. Fem.) Complexo de atividades, instituições, padrões sociais ligados à criação e difusão das belas-artes, ciências humanas e afins. – Dicionário Oxford.

Solução: (Subs. Fem.) aquilo que resolve, soluciona (problema, dificuldade etc.); saída, recurso. – Dicionário Oxford.


Pelas definições do Dicionário Oxford podemos dizer então que a Cultura da Solução é um complexo de atividades que levarão a padrões da cultura organizacional a resolver e ou solucionar problemas e dificuldades corporativas. Parece complexo né, mas é simples.

Problemas são Oportunidades de Melhoria

Se sua organização começar a encarar os problemas como oportunidades de melhorias e não sob uma visão negativa, já é o primeiro passo para esta cultura se estabelecer. Muitas vezes tentamos procurar os culpados e fugimos das nossas reais responsabilidades, torcendo para que algo milagroso aconteça para a solução dos problemas, como se com um passe de mágica fosse possível fazer isso.

Uma ótima maneira de mudar essa perspectiva é compreender a diferença entre o estado atual e o estado desejado e, a partir disso, tomar decisões com base em fatos e dados.

Um problema é uma oportunidade de melhoria, de conhecer melhor o seu processo atual, de trabalhar em sinergia, trabalhar em equipe para compreender as dificuldades e assim superá-las.


Não existe mudança de cultura sem envolver as pessoas

Uma Cultura da Solução de sucesso é aquela em que todos identificam e resolvem de forma metódica os problemas em sua causa raiz.
A melhor maneira para isso é envolvendo as pessoas, afinal tire as pessoas e você não terá uma empresa. Monte times de tratamento e problemas com pessoas de diferentes conhecimentos e áreas da empresa. É assim que os problemas são encarados sob as mais diversas óticas e busca pela causa raiz poderá ser muita mais eficiente.


Lembre de envolver pessoas de diferentes níveis hierárquicos, pois a uma riqueza enorme em todos os níveis. As pessoas da linha de frente, aquelas que estão diretamente envolvidos com operação do negócio, são fundamentais para a solução dos problemas. Elas vivenciam diariamente os processos e experimentam e identificam constantemente os problemas.


É assim que se cria uma Cultura da Solução de problemas de sucesso.


Tente eliminar os problemas repetidos

Os problemas que se repetem consomem tempo e outros recursos. Eles precisam ser minimizados ou eliminados para estancar o acumulo de atividades urgentes que acaba com todo o tempo e energia necessários para investir em melhorias e estratégias para o futuro.

Cultura da Solução de problemas é fundamental para quebrar esse comodismo, reduzir o número de problemas repetidos para que as pessoas tenham tempo para fazer melhorias de forma continua.

A redução do tempo gasto para apagar incêndios resultará em mais tempo para atividades que agregam valor ao negócio e seus stakeholders.

A Solução Prática de Problemas


A Solução Prática de Problemas é um método que utiliza o pensamento do ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act) para dar visibilidade ao problema, encontrar sua causa raiz e propor soluções de impacto e de longo prazo. É um modo prático e organizado de alcançar melhores resultados e evitar que as situações indesejadas voltem a ocorrer no futuro.

Como todo bom método, a Solução Prática de Problemas têm alguns passos a serem aplicados. Existe uma ordem lógica entre as etapas e cada uma delas tem um objetivo específico a ser alcançado. Veja quais são eles:

  1. Esclareça o problema
  2. Decomponha o problema
  3. Estabeleça metas
  4. Analise a causa raiz
  5. Desenvolva contramedidas
  6. Execute as contramedidas
  7. Monitore os resultados e o processo
  8. Padronize os processos bem-sucedidos

Espero poder ter esclarecido para você o que é Cultura da Solução e como ela pode beneficiar seu negócio.

Se você gostou deste conteúdo deixe agora seu comentário, compartilhe com seus colegas, amigos e familiares e assine AQUI este Blog para receber as próximos artigos.

Sucesso a nós e até o próximo artigo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *